A Semana da Família na Escola, prevista no calendário da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, envolveu todos os Centros de Educação Infantil (CEIS), escolas de nível fundamental e Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) entre os dias 22 a 26 de maio. A iniciativa contou com a realização de diversas ações nas 120 unidades de ensino do Município, como contações de histórias, oficinas, apresentações de projetos, gincanas, desfiles, piqueniques, entre outras. Todo esse trabalho foi estendido aos pais ou responsáveis dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas nas unidades escolares.
“Temos presenciado momentos muito difíceis, então levar as famílias até a escola, foi uma oportunidade de promover essa troca de saberes, de vivências e experiências que, com certeza, ficarão para sempre na memória de todos - profissionais da educação, famílias e alunos”, disse a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.
O Grupo Escolar Guilhermina Büchele Müller, do bairro Fazenda, aproveitou a semana para proporcionar aos alunos do 5º ano uma experiência prática de empresarialização e sustentabilidade, desenvolvendo habilidades de empreendedores e conscientização ambiental. Durante a semana, os estudantes construíram diversos produtos, que foram comercializados durante a ação. Foram produzidos com material reutilizável, pulseiras, chaveiros e brinquedos. Em outra barraca, as meninas aproveitaram para fazer unhas, massagens, maquiagens e cabelos nas mães que visitaram a unidade.
“Essas ações mobilizaram toda nossa escola e seus 280 estudantes, que receberam seus pais ou responsáveis em um grande dia de diversão, lazer e troca de experiências”, enfatizou o orientador educacional, Diego Cardoso.
Semana do Brincar
Paralelamente à Semana da Família na Escola, os Centros de Educação Infantil (CEIS) realizaram a Semana do Brincar, com o projeto “Você já brincou com o seu filho hoje?”. Todas as 70 unidades tiveram programação própria. Entre as ações, o Cei Maria do Carmo Espíndola, da Ressacada, promoveu vivências ao ar livre entre as crianças e os pais, na Pista de Atletismo e realizou, ainda, uma shantala (massagem para acalmar os bebês), com a psicóloga Anelise Furtado.
“Todas as nossas ações tiveram bastante envolvimento das famílias. Achamos muito interessante, porque muitos pais também reservaram um momento para estarem presentes com os seus bebês/ suas crianças em nosso centro de educação infantil”, informou a diretora da unidade, Luciana Furtado.
Palestras de Educação Socioemocional
As palestras de Educação Socioemocional também integraram a Semana da Família na Escola. Noventa e duas unidades de ensino da Rede Municipal e cerca de 3,5 mil famílias participaram do momento que foi preparado para os pais ou responsáveis dos estudantes. Os encontros foram realizados em unidades específicas ou por polos.