Secretaria de Educação certifica alunos concluintes do projeto Minha Escola é o Bicho

Ao todo, 150 estudantes de quatro unidades de ensino receberam certificados e medalhas
Data de inclusão: 01/12/2022 17:09

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, certificou nesta quinta-feira (01) cerca de 150 alunos da Rede Municipal de Ensino pela conclusão do projeto “Minha Escola é o Bicho”. Os estudantes dos quartos e quintos anos da Escola Básica Aníbal César, do Centro Educacional Pedro Rizzi, do Centro Educacional de Cordeiros e do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Emílio Gazaniga Júnior receberam certificados e medalhas, na cerimônia realizada no auditório da Secretaria. A Guarda Municipal Ambiental e Corpo de Bombeiros, parceiros do projeto, deixaram o evento ainda mais especial com a presença dos cães de busca e salvamento: Merlot e Moana.

“Esse é um projeto muito importante, porque sensibiliza os alunos e a comunidade escolar acerca dos direitos, bem-estar, proteção e guarda responsável dos animais, além de estimular na sociedade valores éticos e humanitários, que possibilitam atitudes de compaixão e dever para com todos os seres vivos. Parabéns, com louvor, a todos os envolvidos neste belíssimo projeto”, destacou a secretária municipal de educação, Elisete Furtado Cardoso.

A iniciativa, que está na segunda edição, começou nas escolas do Município em julho do ano passado. Em 2021, cerca de 40 estudantes da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde foram certificados. A intenção é que no próximo ano novas unidades sejam contempladas.

“Durante esses encontros a nossa Guarda Ambiental ensina aos alunos noções sobre comportamento animal, sua interação com os seres humanos e apresenta para eles cuidados básicos que os animais necessitam para o seu bem-estar físico e emocional, além de orientá-los sobre ações de resgate e denúncias de maus tratos. As turmas também realizaram visitas ao Canil Municipal para conhecer de perto a realidade dos animais que são encontrados abandonados pelas nossas ruas”, enfatizou o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Rui Garcia dos Santos.

Durante a cerimônia de certificação, cada turma realizou uma apresentação. Os alunos do Centro Educacional de Cordeiros, com a professora Maria Consuelo Vieira da Rocha, fizeram uma paródia da música “Asa Branca” e enfatizaram na canção a importância de respeitar os animais. Os estudantes do Centro Educacional Pedro Rizzi apresentaram a música “Os animais devemos proteger”; e os do CEDIN Emílio Gazaniga Júnior fizeram a apresentação da música “Celebrar”, composta pelo professor Renê Castelani. Por fim, os alunos da Escola Básica Aníbal César apresentaram, em primeira mão, a música composta pelo professor Guilherme Bruno, que levou o nome do projeto “Minha Escola é o Bicho”.

Após as apresentações, todos alunos ganharam certificados e medalhas. Quatro guardas ambientais e o bombeiro Thiago Amorim também receberam homenagens dos estudantes como forma de agradecimento.

“Esses instrutores nos proporcionaram, através desse projeto, um novo olhar para os animais. Nos ensinaram que alguns anjos não têm asas, mas sim, quatro patas. Obrigado por tudo. Vocês nos encantaram com carinho, respeito e nos deram uma verdadeira lição de amor”, disse o estudante Rony Sebastian Ray Monvil Pesin, em nome das turmas do CEDIN Emílio Gazaniga.

“Acreditamos que estamos plantando ótimas sementes. Todos os alunos sempre se demonstram muito interessados em aprender sobre os cuidados e o respeito com os animais. Poder participar dessa iniciativa é algo que realmente me move”, finalizou o cabo Thiago Amorim, do Corpo de Bombeiros.