Três toneladas de materiais recicláveis já foram coletadas nas unidades escolares de Itajaí

Projetos ambientais implantados na rede municipal também recolheram cerca de mil litros de óleo de cozinha usado nos primeiros meses deste ano
Data de inclusão: 28/07/2022 18:43

A Secretaria de Educação de Itajaí, através da supervisão de Educação Ambiental, divulgou na tarde desta quinta-feira (28) os resultados obtidos ao longo dos últimos meses com os projetos “Gestão de Resíduos Sólidos” e “Rugido Sustentável”. As ações foram implementadas em janeiro e abril deste ano, respectivamente, nas 117 unidades da Rede Municipal de Ensino de Itajaí e terão continuidade no próximo semestre. O trabalho inicial já rendeu bons frutos: 78% das unidades realizaram a separação correta dos resíduos gerados na cozinha no período. Também foram coletados aproximadamente mil litros de óleo de cozinha usado e cerca de três toneladas de materiais recicláveis (revistas, livros, cadernos e lixo eletrônico).

“Quero parabenizar a todos os envolvidos, desde a efetiva implantação do projeto nas nossas unidades até as suas execuções. São projetos de grande valia para o meio ambiente e para a educação ambiental dos nossos estudantes. Creio que a cada semestre vamos melhorar exponencialmente esses resultados”, destacou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

O projeto “Gestão de Resíduos Sólidos”, desenvolvido em parceria com o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), a Ambiental e o programa Recicla Itajaí, começou em janeiro deste ano com a capacitação de mais de 600 funcionários terceirizados que trabalham nas cozinhas das unidades de ensino. Na sequência, todas as escolas, centros de educação infantil e centros de educação em tempo integral receberam lixeiras para a separação do lixo reciclável e comum. Ao longo dos últimos cinco meses, as equipes foram divididas por polos educacionais e receberam acompanhamento e orientações sobre o gerenciamento dos resíduos.

“Foi realizado um trabalho bastante intenso em todas as unidades, a fim de orientar, monitorar e tirar dúvidas sobre a separação e destinação correta dos lixos gerados dentro das cozinhas. Nossa intenção é ampliar o projeto, fornecendo capacitação para os administradores escolares, porque entendemos que a gestão dos resíduos deve abranger toda a unidade, não apenas a cozinha, mas este já é um belo começo”, enfatizou a supervisora de Educação Ambiental da Secretaria, Adriana Bandeira.

“Atualmente, a coleta seletiva recolhe por mês, em média, 120 toneladas de resíduos recicláveis em Itajaí. Esse número representa apenas 3% de todo lixo coletado na cidade, então incluir as 117 escolas e creches do município nessa iniciativa é uma das estratégias para ampliar o volume de resíduos recicláveis e multiplicar as práticas sustentáveis na comunidade”, complementou Mauana Ravadelli, coordenadora do programa Recicla Itajaí.

Já o projeto “Rugido Sustentável”, que é desenvolvido em parceria com os Lions Clube Itajaí Praia e Centro e o Instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável (IEDS), disponibilizou contentores para arrecadação de óleo de cozinha usado, lixo eletrônico, revistas, livros, cadernos e folhas de papel irrecuperáveis. O projeto foi implantado nas unidades de ensino em abril deste ano e alcançou resultados surpreendentes.

“Mais de 3 toneladas de materiais recicláveis que antes seriam descartados de maneira incorreta agora estão revertendo valores reais com a venda em benefícios das escolas e creches do Município. Esse projeto abrange uma cadeia bem significativa, porque não envolve apenas os alunos e profissionais das unidades, mas toda a comunidade dos arredores que pode fazer a destinação correta de todos esses materiais”, ressaltou João Gadelha, assessor de Meio Ambiente do Distrito LD 5 do Lions Clube e presidente do IEDS.