Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Educação promove II Simpósio Municipal de Alfabetização

Encontro ocorrerá de 04 a 08 de outubro e promoverá diálogo entre os profissionais da área
Data de inclusão: 01/10/2021 14:04

A partir da próxima segunda-feira (04), a Secretaria de Educação de Itajaí promove o II Simpósio Municipal de Alfabetização. O encontro inicia com a live “A arte de escrever para crianças”, às 19h30, pelo canal do evento no YouTube (Clique aqui e confira). No total, cinco transmissões ao vivo estão programadas para o simpósio, sempre às 19h30. As lives são destinadas aos profissionais da educação, famílias e comunidade em geral, com certificação para os participantes.

A abertura oficial do simpósio acontecerá na terça-feira (05), às 8h, no auditório superior da Secretaria Municipal de Educação. Na abertura, os convidados vão prestigiar o musical “Páginas de Aventuras”, além de uma palestra com a professora Dra. Adair de Aguiar Neitzel, que vai falar sobre “Letramento Cultural: o livro de literatura infantil”. Haverá ainda uma apresentação sobre práticas exitosas em alfabetização, que será ministrada pelas professoras convidadas Alexandra Maria Rebello e Josiane da Silva.

“A abertura do evento é voltada para professores alfabetizadores e profissionais envolvidos com o processo de alfabetização e letramento (gestores, especialistas, agentes e assistentes de alfabetização). Foram convidados representantes das escolas particulares, estaduais e unidades credenciadas”, informa Daiana Salvador, supervisora de Gestão dos Processos de Alfabetização e Letramento da Secretaria de Educação de Itajaí.

Na terça (05) e quarta-feira (06), os alunos da Rede Municipal de Ensino participarão de oficinas vivenciais voltadas à alfabetização e ao letramento. As atividades ocorrerão no “Espaço Interativo” da pousada Quinta Borba, localizada na rua Júlio Joaquim Fernandes, nº 335, no bairro Fazenda. Na terça-feira, as oficinas acontecem das 13h30 às 17h30 e na quarta das 7h30 às 17h30.

Para realizar a inscrição e conferir a programação completa do simpósio, além das práticas de alfabetização realizadas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino: clique aqui.

“O objetivo desse encontro será promover o diálogo entre os profissionais da educação e compartilhar práticas docentes voltadas ao processo de alfabetização e letramento. Neste ano, o simpósio aborda o tema ‘Uma floresta cheia de histórias e encantos’, fazendo alusão à cultura literária infantil”, destaca Deigree Aparecida Ramos Godinho, diretora do departamento de Ensino Fundamental.

Confira o cronograma das lives do II Simpósio Municipal de Alfabetização:

04/10 - “A arte de escrever para crianças”, com os professores e escritores Everson Bertucci e Cláudio da Silva.
05/10 - “O olhar de quem se alfabetiza”, com a professora mestre Luciane Wayss Staffen.
06/10 - “Leitura: espaço para sentir, pensar e partilhar”, com a professora Dra. Elaine Cristina da Silva Martins e o professor Dr. Andrey Felipe Cé Soares.
07/10 - “Brincando com as letras: uma perspectiva em Consciência Fonológica”, com o professor especialista Erickson Jones Lima.
08/10 - “A participação da família no processo de alfabetização e letramento”, com a professora especialista Daiana Salvador.

Imagens relacionadas

Secretaria de Educação promove II Simpósio Municipal de Alfabetização
Secretaria de Educação promove II Simpósio Municipal de Alfabetização
Secretaria de Educação promove II Simpósio Municipal de Alfabetização
Secretaria de Educação promove II Simpósio Municipal de Alfabetização
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí