Escola Básica Aníbal César realiza entrega dos livros da Escola da Inteligência

Unidade também inaugurou novo espaço para atender alunos da Educação Integral
Data de inclusão: 29/06/2021 16:59

A terça-feira (29) foi de novidades na Escola Básica Aníbal César, a maior da Rede Municipal de Ensino de Itajaí com aproximadamente 1.500 alunos. Direção, professores e cerca de 60 estudantes se reuniram no ginásio para uma cerimônia simbólica de entrega dos livros da Escola da Inteligência. O evento seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19, como distanciamento social e disposição de álcool em gel. Na ocasião, também foi inaugurado o novo espaço, que fazia parte da antiga Unidade Básica de Saúde Bambuzal e agora vai atender à Educação Integral, que atualmente conta com 200 alunos.

“No mês dos 161 anos de Itajaí temos a satisfação de nos reunir por esses dois grandiosos motivos, que com certeza são de muito orgulho para toda nossa comunidade escolar. Gratidão, também, por fazermos parte de um governo que investe em inteligência emocional”, comemora Elenice Furtado, diretora da escola Aníbal César.

Para a entrega dos livros da Escola da Inteligência, foi chamado um aluno de cada turma, juntamente com o seu pai ou responsável. João Miguel Oliger, de 7 anos, recebeu o material acompanhado do pai, o administrador Alessandro Oliger.

“As matérias que vão para casa a gente faz em conjunto com toda família. Todos participam. O João é deficiente visual e recebe o material todo adaptado pela professora auxiliar. Somos muito gratos à Secretaria de Educação por um trabalho como esse, que é executado com excelência”, enfatiza Oliger.

A entrega dos livros contou com a presença do professor Corujão e com apresentações musicais e artísticas – todas envolvendo alunos e docentes da Aníbal César. Os professores da Educação Integral, Guilherme Bruno, Elton Mendes e Paulo Roberto, cantaram e tocaram músicas de autoria própria. Algumas das composições foram feitas, exclusivamente, para a Escola da Inteligência.

“Muito feliz em ver toda a escola engajada neste projeto, seja através da dança ou da música. A gente percebe todo o envolvimento e o resultado não poderia ser diferente. Só sucesso”, comenta a coordenadora do programa Escola da Inteligência em Itajaí, Kátia Teixeira.

“Muito bacana ver todos unidos levantando a bandeira da educação, apesar de tempos de tantas dificuldades e ainda conseguir ultrapassar os muros da escola, chegando até a comunidade”, complementa a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

A cerimônia terminou com apresentações de músicas, também de autoria dos professores Guilherme, Elton e Paulo, que formam o Grupo Cambaqui. As canções ressaltam as belezas e as peculiaridades de Itajaí. O trabalho “Memória Pexêra”, inclusive, será apresentado em uma live no dia 07 de julho, às 19h, no Instagram do Grupo Cambaqui, e no dia 23 de julho, às 20h, no Teatro Municipal, em um show para 150 convidados.

Novo espaço para a Educação Integral

A Escola Básica Aníbal César conta com 10 professores na Educação Integral, que durante o contra turno escolar ministram aulas de música, violão, dança, cultura popular, fanfarra, artesanato e até culinária. E a partir de agora, todas estas oficinas ganharam um espaço próprio. Há lugar exclusivo para as aulas de violão; camarim para as roupas da fanfarra e até uma cozinha experimental, equipada com eletrodomésticos, utensílios e mesas para ensinar como servir as refeições.

Escola Básica Aníbal César realiza entrega dos livros da Escola da Inteligência