Município de Itajaí esclarece sobre protocolos adotados para retorno seguro às aulas

Unidades estão equipadas para proteção de todos; profissionais também foram testados
Data de inclusão: 12/02/2021 12:29

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, esclarece que segue todos os protocolos de segurança e medidas sanitárias dentro das unidades escolares para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários. Todas as unidades estão abastecidas com totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscaras e guarda-pós para profissionais que trabalham com bebês. As regras de distanciamento também estão sendo cobradas a todo tempo pelos gestores e profissionais que receberam orientações antes do início do ano letivo.

“Em pesquisa realizada com os pais ou responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino, 80,1% optaram pelo retorno das aulas presenciais, porque confiam na estrutura e na organização das nossas unidades escolares”, enfatiza a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Testagem dos profissionais

Antes de começar o ano letivo, na segunda-feira (8), o Município de Itajaí colocou à disposição de todos profissionais da educação, o teste rápido. Ao todo, foram realizados, entre os dias 04 e 06 de fevereiro, 1.928 exames, sendo que 1.558 tiveram resultado negativo. Entre as pessoas com exame positivo, 292 profissionais são moradores de Itajaí, 35 são residentes em outros municípios e 43 já constavam na listagem de casos confirmados da cidade. Nenhum servidor que teve resultado positivo precisou ser afastado das atividades.

É importante destacar que os testes rápidos realizados detectam os anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo organismo contra o coronavírus, mostrando se a pessoa já teve ou não contato com o vírus há mais de 10 dias. Conforme protocolo da Vigilância Epidemiológica Estadual, pessoas assintomáticas que recebem resultado positivo neste exame não precisam ser afastadas de suas atividades, pois não correm mais o risco de transmitir a doença.

Os profissionais de Educação que tiveram teste positivo foram orientados pelo médico e informados sobre o período de transmissão viral. Portanto, não houve necessidade de afastamentos. Na tarde desta quarta-feira (10), a Secretaria de Educação também esteve reunida com as equipes das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária para esclarecimentos.

“Os profissionais de Educação do Município foram testados com teste rápido para coronavírus, portanto os casos assintomáticos positivos não têm necessidade de afastamento das atividades, pois são considerados pacientes recuperados. É importante destacar que os profissionais da Educação com exames positivos e algum tipo de sintoma passam imediatamente por um médico, que avalia a situação do servidor e a necessidade de afastamento”, orienta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Casos registrados em unidades de ensino durante o ano letivo serão monitorados pelas Secretarias de Educação e de Saúde para adoção das medidas cabíveis.

Vacinação

Os profissionais da Educação serão vacinados na quarta etapa da campanha de vacinação contra COVID-19, conforme as diretrizes nacionais e estaduais. Nesta primeira etapa, estão sendo vacinados profissionais da saúde, idosos institucionalizados e idosos com 90 anos ou mais. A cobertura vacinal está sendo ampliada gradativamente para os grupos prioritários, conforme disponibilidade de doses e orientação do Governo do Estado.

“Estamos seguindo o que determina o Ministério da Saúde. Não podemos, em hipótese alguma, burlar essa ordem de vacinação, do contrário, estaremos indo contra o que determina o Plano Nacional de Vacinação”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Afastamentos

Aqueles servidores da Educação que apresentam algum tipo de comorbidade, bem como gestantes ou idosos com mais de 60 anos, estão sendo encaminhados para a perícia médica do Município. Em caso de risco à saúde, eles serão dispensados do trabalho presencial. Até o momento, 35 profissionais estão enquadrados nesta situação e seguem com atividades remotas.

Mais orientações

A Secretaria de Educação também esclarecerá outras dúvidas dos profissionais da área através de uma live. A intenção é que um médico infectologista responda os questionamentos dos servidores sobre os protocolos e medidas preventivas em relação à COVID-19.

Os questionamentos serão coletados pela equipe gestora das unidades escolares e, posteriormente, encaminhados para a Secretaria de Educação, que agendará o dia e o horário da live. Quem não puder acompanhar a transmissão, ao vivo, poderá ter acesso às informações posteriormente.