Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí voltam às aulas

Unidades recebem nesta semana aproximadamente 14 mil alunos
Data de inclusão: 08/02/2021 15:23

A Rede Municipal de Ensino de Itajaí voltou às aulas nesta segunda-feira (08). Depois de onze meses afastados devido à pandemia de Covid-19, aproximadamente 14 mil alunos retomam as atividades, nesta semana, nas 116 unidades escolares do município. Medição de temperatura, álcool em gel, filas organizadas por turmas e distanciamento de um metro e meio entre os colegas se tornaram parte da rotina de todos.

Para garantir o retorno seguro das aulas, professores receberam material de segurança como máscara e faceshield. Para os profissionais que trabalham com crianças de berçário estão sendo disponibilizados guarda-pós descartáveis e, a todo tempo, os pequenos são orientados por meio de brincadeiras. As unidades escolares contam ainda com tapetes sanitizantes, totens com álcool em gel, kits de higienização e termômetros.

“Esse é o nosso novo normal. Precisamos, a todo tempo, lembrar nossos alunos das medidas de prevenção e combate ao coronavírus”, destaca Luciana Furtado, diretora do Centro de Educação Infantil Maria do Carmo Espíndola.

Neste ano, o ensino ocorrerá de forma híbrida. Ou seja, os estudantes se revezarão em dois grupos por escala semanal. Enquanto o primeiro grupo de alunos está nas escolas, as crianças destacadas para a próxima semana terão atividades on-line ou terão a oportunidade de buscar as atividades para serem realizadas em casa toda sexta-feira. Os exercícios também atenderão aos alunos cujo os pais optaram por não retornarem às escolas.

“Pedimos a compreensão aos nossos pais, porque este é um ano atípico para todos. Nunca vivenciamos uma situação como essa. Então, fiquem à vontade para dar sugestões, acompanhar os alunos nas aulas on-line e atividades impressas. Estamos abertos a ouvi-los, para melhor atender a todos”, comenta a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

Primeiro dia tranquilo

Na maior escola da Rede Municipal de Ensino, a Aníbal César, no bairro São Vicente, o primeiro dia de aula presencial nesta segunda-feira (08) foi tranquilo e com segurança redobrada. Logo na entrada da unidade, funcionários mediam a temperatura, cobravam o uso de máscara e disponibilizavam álcool em gel para todos que entravam na escola. Antes de irem para as salas de aula, os estudantes formavam filas, no pátio, de acordo com as suas respectivas turmas e respeitando o distanciamento de 1 metro e meio entre os colegas. Nas salas de aula, o distanciamento também foi preservado.

Longe das aulas presenciais há quase um ano, a estudante Ana Luíza Olegário estava ansiosa para rever os amigos e os professores. “Será um ano bem diferente, mas estou me sentindo bem segura aqui na minha escola”, afirma a aluna do 8º ano da Escola Básica Aníbal César.

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí voltam às aulas