Alunos da Educação Infantil recebem livros e são incentivados ao primeiro contato com a poesia

Data de inclusão: 07/07/2020 18:35

Trezentos e quarenta alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Padre João Pivatto e Valdemir de Souza, do bairro Cordeiros, receberam o livro de poesias “Pô!Ema”, desenvolvido pela Eranos Círculo de Arte por meio de uma experiência interativa, que mistura teatro, literatura e audiovisual.

O livro, lançado recentemente por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, chegou até os estudantes, de forma gratuita, no início de junho e continuará sendo distribuído neste mês. Através de uma parceria com o Programa Cultura e Travessura da Rede Municipal de Ensino, esses estudantes foram incentivados a criar novos poemas e estão participando de vídeos-chamada, quando interagem com as mediadoras e personagens do livro.

“Em Pô!Ema, as crianças encontram uma escritora em crise que sente que sua inspiração e suas poesias estão sumindo. Com a ajuda da platéia, ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças, então, são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a dona Ema e seus filhotinhos. Através do jogo e da oralidade, aproxima crianças pequenas da brincadeira poética”, enfatiza Patrícia Argus, supervisora do programa Cultura e Travessura.

As mediadoras do Programa Cultura e Travessura do CEI Padre João Pivatto, a diretora Maria Verônica Bittencourt, e do CEI Valdemir de Souza, agente Susana Carla Gonçalves Feitosa, fazem a mediação entre famílias e o Grupo Eranos - Círculo de Arte.

“O CEI Padre João Pivatto tem orgulho de ser polo cultural de Cordeiros e, através deste livro, as crianças têm espaço para expressarem seus poemas, rimas ou versos”, afirma Maria Verônica.

“No nosso centro de educação infantil, o projeto deu voz à poesia que existia em cada criança. O resultado está sendo maravilhoso”, finaliza a agente do CEI Valdemir de Souza, Susana Carla Gonçalves Feitosa.

Mais informações:
eranos.com.br/poema