Alunos da Rede Municipal de Ensino concluem programa de Iniciação Profissional

Aulas como robótica e automação foram ministradas no contraturno escolar
Data de inclusão: 11/12/2019 18:39

Mais de 700 alunos dos 7º e 8º anos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí concluíram o Programa de Iniciação Profissional. Durante o ano, os estudantes aprenderam noções de elétrica, eletrônica, pneumática, automação, robótica, inovação e empreendedorismo. Para 2020, outras 40 turmas já estão previstas e o programa trará novidades.

Em parceria com o Senai, a certificação foi realizada sexta-feira (06). “Para a grade curricular de 2020 incluiremos os módulos de manutenção automotiva, programação de dispositivos móveis, designer gráfico e moda e também passaremos a contemplar os estudantes dos 9º anos. Tudo isso com o grande objetivo de ajudar os alunos a despertarem os seus dons e aptidões e até se direcionarem profissionalmente no futuro”, revela a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

As aulas ocorrem duas vezes por semana na sede do Senai, no bairro Barra do Rio. O programa é aplicado no contraturno escolar e é também uma forma de tirar os jovens da ociosidade.

“As matrículas para 2020 serão feitas a partir de fevereiro, quando retornaremos às escolas para mostrar o programa e conversar com os pais e responsáveis”, informa Adriana Rocha, diretora de Educação Integral e Ações Educativas.

“Essa é uma excelente oportunidade para os nossos jovens. Estamos proporcionando a eles um contato inicial com o mercado de trabalho e em áreas que, com certeza, serão o nosso futuro, como as de tecnologia”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

“Essas aulas abrem as nossas mentes. Deixam a gente mais curiosos e ousados para criar e empreender. Com certeza, uma excelente oportunidade que levarei pelo resto da minha vida”, agradece o estudante Ronaldo Ernandi da Silva Júnior, da Escola Básica João Duarte.

Alunos da Rede Municipal de Ensino concluem programa de Iniciação Profissional