Unidades Municipais de Ensino participam da 3ª Semana de Valorização das Diferenças

Data de inclusão: 12/08/2019 18:21

Começou nesta segunda-feira (12) a 3ª Semana de Valorização das Diferenças nas unidades de ensino do Município de Itajaí. As atividades dentro das escolas municipais seguem até a próxima quinta-feira (15) quando os profissionais desenvolverão conteúdos e práticas voltados à educação inclusiva. Na sexta-feira (16), os alunos da Educação Especial participarão de ações desportivas, no PARAJORME, das 8h ao meio dia, na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes.

“Em todas as ações desenvolvidas nesta semana, buscamos trazer um olhar voltado para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que objetiva o acesso e a permanência de todos nas escolas, independente de peculiaridades sociais, de gênero, religiosa ou de deficiências”, exalta o supervisor de educação especial do Município, Ronan Adinael Pinheiro.

Em Itajaí, por meio da Lei nº 4074, de 16 de abril de 2004, foi instituída a Semana dos Portadores de Necessidades Especiais. Hoje, conforme atualização das legislações e consensos teóricos, não se utiliza mais este termo. Nesse sentido, criou-se, em 2017, a Semana de Valorização das Diferenças de Itajaí – a SVD.

De 21 a 28 de agosto, a Semana de Valorização das Diferenças abrirá as portas para gestores, professores, agentes, instituições e comunidade em geral para participarem de discussões e formações que privilegiam a ampliação de práticas pedagógicas inclusivas, tanto no contexto educacional, quanto no contexto social. A solenidade de abertura da Semana será na quarta-feira (21), a partir das 14h, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí.

“Nesse ano, a 3ª SVD Itajaí coloca em foco a primeira infância, com vistas ao desenvolvimento infantil, visto que em Itajaí e em outras cidades da região, salta aos olhos o aumento dos alunos com deficiência nesta etapa da educação. É necessário discutir números, práticas e a contextualização da inclusão neste processo educacional. É um momento aberto a rede municipal de Itajaí e a toda comunidade interessada em discutir sobre as ações e práticas na Educação Infantil”, finaliza Ronan Adinael Pinheiro.

De 22 a 28 de agosto acontecerão as palestras. Os interessados devem acessar o site da Secretaria de Educação e acessar na Intranet o link da Formação Continuada.