Alunos preservam história do bairro Canhanduba com produção de 22 telas

Câmara de Vereadores de Itajaí sedia exposição de estudantes da Escola Básica Padre José de Anchieta
Data de inclusão: 07/08/2019 17:56

As aulas de arte da Escola Básica Padre José Anchieta, do bairro Canhanduba, contribuíram para preservar a história da localidade. Trinta e dois alunos, do 5º ao 9º ano, produziram 22 telas com o projeto “Minha história: famílias residentes na Canhanduba”. Os trabalhos estão expostos no Espaço Cultural Antônio Carlos Konder Reis, na Câmara de Vereadores de Itajaí e ficarão no local até 30 de agosto. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h.

> Leia mais notícias sobre Educação

Com o auxílio da professora de arte Ieda Ghellere Cavalheiro, os estudantes coletaram materiais e informações sobre o bairro e iniciaram o processo de criações das telas. Diferentes técnicas foram utilizadas, como a aquarela, colagem, sobreposição e texturas. “Trabalhar com arte regional nas escolas significa, além da divulgação e manutenção das tradições, o desenvolvimento cognitivo, a imaginação e a reflexão crítica e criativa. O trabalho desenvolvido abordou leituras para apropriação da origem e história do bairro Canhanduba e de Itajaí”, enfatiza a professora responsável.

Para obter os detalhes, os alunos realizaram entrevistas com os familiares, produziram textos narrativos com a história de cada família, organizaram a árvore genealógica e pesquisaram fotos, fatos e documentos. Além disso, analisaram obras de artes de artistas da região para se inspirarem. A partir disso, construíram os próprios trabalhos artísticos.

De início, todos aprenderam sobre o processo de pintura em tela, a função das tintas acrílicas, misturas e como fixar as fotografias. Depois, escolheram as telas de acordo com o tamanho das fotografias, para então colarem e desenharem com lápis de escrever. As criações seguiram o que cada um já havia escrito na etapa de pesquisa.

A unidade escolar iniciou em 2014 o projeto de Educação Integral, que conta com uma turma de alunos de 9 a 14 anos de idade. Os estudantes do contraturno escolar desenvolveram, durante o fim do ano passado e os meses de maio e junho de 2019, o projeto de confecção de telas orientado pela professora de arte Ieda Ghellere Cavalheiro. O trabalho foi baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Para visitas guiadas acima de dez pessoas, a Câmara de Vereadores orienta que seja agendada com antecedência por meio deste link.

Alunos preservam história do bairro Canhanduba com produção de 22 telas