Alunos da Itaipava participam de aulão para o Sistema de Avaliação da Educação Básica

Prova será realizada em Itajaí entre os dias 14 e 23 de outubro
Data de inclusão: 06/08/2019 18:10

Alunos do 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participaram, nesta terça-feira (06), do aulão preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O encontro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi uma organização dos diretores das unidades do Polo 8, do bairro Itaipava e, envolveu cerca de 400 alunos de oito unidades.

“Essa é uma estratégia de deixar os nossos alunos mais preparados e encorajados para a realização da prova, que avalia a educação básica nos municípios”, avalia a diretora da Escola Básica Francisco Celso Mafra, Luci Teresinha de Souza da Rocha.

No período matutino participaram os estudantes dos 9º anos e, no período vespertino, o aulão de matemática, ministrado pelo professor da Rede, Jackson Silvano, foi para os alunos dos 5º anos.

“Passamos aos alunos técnicas para resolução mais rápida, trabalhando o raciocínio lógico com dicas, eliminatórias e palavras-chave”, informa o professor de matemática, Jackson Silvano.

“Foi bem dinâmica a aula de hoje, deu para relembrar os temas. A gente aprendeu brincando”, garantiu o estudante do 9º ano da Escola de Campo Maria do Carmo Vieira, Filipe Elieser Machado.

No dia 09 de setembro, os mesmos alunos participarão de um aulão preparatório de Língua Portuguesa.

No mês de julho foi realizado o primeiro simulado do SAEB nas escolas municipais, com a participação de quatro mil alunos. Os resultados serão divulgados na próxima segunda-feira (12) com a classificação geral e as notas obtidas pelas escolas.

“Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro realizaremos o segundo simulado, antes da realização da prova do SAEB”, informa a diretora de Ensino Fundamental, Jacqueline Nadir Rebelo Rosa.

Para os alunos do 5º ano, as provas serão divididas em quatro blocos de 11 questões cada, sendo dois bloco de Matemática e dois de Língua Portuguesa. Já para o 9º ano, as provas serão com quatro blocos e terão um total de 13 questões cada. Os alunos terão um tempo de 25 minutos para resolver as questões de cada bloco e finalizar a prova em até 1h40.

“Muito louvável essa atitude do Município em preparar os alunos. Com o simulado, eles já se preparam com a questão do tempo e em passar o gabarito, tudo como ocorre na prova oficial”, opina a diretora da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, Hilze Mary Vieira Leopoldo.