Aluno itajaiense tem desenho impresso em calendários da CDL

Recicla CDL na Escola é uma pareceria com a Secretaria Municipal de Educação
Data de inclusão: 20/02/2019 17:15

Desenho como forma de conscientização. Foi com esse pensamento que Higor Bernardi Zaneti, de 11 anos, conquistou o concurso Recicla CDL na Escola de 2018 na etapa municipal. Ele também foi finalista na etapa estadual e o desenho dele, relacionado ao tema Consumo Consciente, foi impresso nos calendários da instituição e estão por todo o estado. O prêmio é promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí.

“Eu desenho desde os cinco anos de idade, pratico como hobby e quero trabalhar com algo artístico no futuro. Para esse desenho, me inspirei nos assuntos de aquecimento global, desmatamento e lixo nos mares. É muito importante que a gente crie o hábito de reutilizar os materiais que vão pro lixo”, explica o menino.

Morador do bairro São Roque, Higor era aluno do Grupo Escolar Jorge Domingos Gonzaga quando confeccionou o desenho, que agora é um dos que compõem o calendário de mesa anual da FCDL.

Quase 20 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino estão inseridos no concurso de educação ambiental e todas as escolas de ensino fundamental de Itajaí estão inscritas. Pelo regulamento, os estudantes do 1º ao 5º ano produzem desenhos e, os do 6º ao 9º, redações em torno da pergunta “O que você pode fazer para promover um consumo consciente?”.

Para Elisete Furtado Cardoso, Secretaria de Educação de Itajaí, a parceria é benéfica para todos os alunos. “O Recicla CDL na Escola é mais do que um concurso, é um legado que vem para consagrar outras atividades de conscientização presentes em nossa matriz curricular. O resultado destas ações de reutilização já é perceptível em mudanças de hábitos dos pequenos”, afirma.

“O concurso tem o propósito de dimensionar a questão ambiental no estado e conscientizar as gerações futuras para o sentido real da educação com o meio ambiente”, destaca Laerson Batista da Costa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL).

Aluno itajaiense tem desenho impresso em calendários da CDL