Rede Municipal de Ensino terá recesso do Dia dos Professores nesta segunda-feira (15)

Data de inclusão: 11/10/2018 16:21

Para homenagear e reconhecer o trabalho executado pelos educadores de Itajaí, não haverá expediente nas unidades da Rede Municipal de Ensino na próxima segunda-feira (15). Na data é celebrado o Dia do Professor. Conforme consta no Calendário Escolar, haverá recesso e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação também fechará. Os serviços retornam na terça-feira (16).

A Secretaria Municipal de Educação conta com quase 3.500 profissionais e 34 mil alunos. São 115 unidades de ensino, sendo 65 Centros de Educação Infantil, 31 Escolas Básica, cinco Grupos Escolar, quatro Escolas Isoladas, sete Centros de Educação Integral, uma Escola Básica de Campo, o Centro Municipal de Educação Alternativa (CEMESPI), e a Banda Filarmônica. Conta ainda com oito entidades parceiras e sete unidades conveniadas.

O Dia do Professor é comemorado desde 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I baixou decreto imperial de criação do Ensino Elementar no Brasil. O documento obrigava todas as cidades do país a terem escolas de primeiro grau, tratava ainda do salário dos professores, das matérias básicas que os alunos deveriam aprender e de como deveriam ser contratados. Por causa da importância da lei, a data começou a ser comemorada. Em 14 de outubro 1963, foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682.

Feriado Nacional

As aulas na Rede Municipal de Ensino retomam na terça-feira (16), devido também ao Feriado Nacional de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o Decreto Municipal 11.182/2018, as repartições públicas municipais, sendo secretarias, autarquias e fundações estarão fechadas nesta sexta-feira (12). As escolas e unidades básicas de saúde também estarão fechadas. Durante o feriado, a população pode buscar atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), do bairro Cordeiros e no Centro Integrado de Saúde (CIS), do bairro São Vicente.