Profissionais de Centro de Educação Infantil aprendem técnica de massagem para bebês

Data de inclusão: 03/10/2018 15:16

Os profissionais do Centro de Educação Infantil (CEI) Valdemir de Souza, no bairro Cordeiros, participaram de uma oficina de Shantala no sábado (20). O workshop foi realizado pela pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, Rosângela Zeni Koch. O objetivo foi repassar esta técnica milenar indiana aos profissionais da unidade de ensino.

São diversos os benefícios que essa massagem proporciona às crianças, entre eles estão a sensação de bem-estar e calma. “Ao receber a massagem, o bebê sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque produzem endomorfinas, hormônios neurológicos que reforçam sensações de bem-estar”, explica Rosângela Koch.

Já foram realizadas oficinas de Shantala em outros Centros de Educação Infantil do Município. “Os benefícios desta massagem são muitos, dentre eles: estimula o desenvolvimento do sistema psicomotor do bebê; proporciona consciência corporal; aumenta o vínculo do cuidador com o bebê; proporciona sono mais profundo e contínuo; diminui as cólicas e alivia gases e fortalece o sistema imunológico”, garante a pedagoga.

Shantala
A Shantala é uma técnica de massagem que surgiu na Índia. É uma maneira de aproximar ainda mais a mãe e seu bebê. O vínculo criado entre o massageado (bebê) e quem o faz (pai, mãe, avós, cuidadores etc.) é de extrema importância para ao pequeno. A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de um mês de idade.

Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Após recebê-la, o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô) para se acalmar ainda mais. Depois deve ter um soninho reparador.