Escolas de Itajaí são classificadas para a etapa estadual da Feira de Matemática

Data de inclusão: 31/08/2018 15:41

As Escolas Básicas Maria do Carmo Vieira e José Potter foram classificadas para a etapa estadual da XVI Feira de Matemática. Eles apresentarem seus trabalhos na fase regional, semana passada, na Escola de Educação Básica Nereu Ramos. Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí, por meio da Gerência de Educação, a feira busca incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas realizadas nas escolas.

Os alunos Thomaz Luiz Krochinski e Gabriel Roberto Rosa, juntos com a professora Euquilene Novaes Ramos, da Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, apresentaram o trabalho “A Matemática da Casa Sustentável”. A professora desenvolveu o projeto com os alunos do 8º ano, cujo objetivo era pesquisar sobre construção civil, explorando a potencialidade do sol, do vento, da vegetação, da água, da energia e todos os recursos renováveis possíveis para a construção de uma maquete que apresentasse uma casa sustentável e seus benefícios ao meio ambiente.

A Escola Básica José Potter apresentou o projeto “Corrida da Matemática”, desenvolvido pela professora Elzi Clara Lehmann Custódio de Oliveira e pelas alunas Andrielli dos Santos e Marlana Thifani de Medina. “O desenvolvimento do raciocínio lógico, através do aumento da capacidade de observação, discussão, enfrentamento e dedução de soluções para problemas, e motivação para o estudo da tabuada”, explica a professora.

Foi utilizado material reciclado para o desenvolvimento do projeto, como embalagem de papelão para ovos, tampinhas de garrafas pet, CDs, entre outros, reforçando sobre a reflexão sobre questões ambientais.

A próxima fase vai ser nos dias 24,25 e 26 de outubro, quando acontece da etapa estadual, na cidade de Massaranduba.