Dois mil alunos da Rede Municipal serão alertados quanto aos riscos do som alto

Data de inclusão: 02/08/2018 17:40

Rayane Cristina Ricardo Barão, de 12 anos, pertence à geração Z e já nasceu conectada. Como muitos adolescentes de sua idade, os fones de ouvido fazem parte do look. O que ela não sabia é que o sistema auditivo pode ser prejudicado com a exposição constante a ruídos. A estudante e outros alunos dos sextos anos das escolas municipais de Itajaí participam do projeto EducaSom - Decibéis do Bem que alerta quanto aos riscos do som alto.

A segunda etapa do projeto iniciou nesta semana e segue até o mês de novembro, quando serão atingidos dois mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Os encontros são realizados no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde também foi montada uma orelha gigante. Os alunos podem fazer uma viagem por dentro do ouvido e conhecer cada parte do sistema que nos faz escutar o mundo ao redor.

“Eu não sabia dos riscos que corria ao escutar música com som alto. A partir de agora, vou maneirar e ouvir mais baixo para não prejudicar minha audição no futuro”, comentou a aluna Rayane. Idealizado pela médica otorrinolaringologista Lys Gondim, o EducaSom busca justamente alerta os alunos quanto às perdas auditivas e orienta como prevenir os danos recorrentes da exposição a ruídos.

“O objetivo é levar aos jovens o conhecimento acerca do sistema auditivo, das perdas auditivas e seus modos de prevenção e abordagem, dos riscos decorrentes da exposição ao ruído, de ouvir músicas com altos níveis de pressão sonora”, explica a médica.

Ao todo, 32 unidades de ensino participarão da iniciativa. “O início foi no mês de março, quando foram realizadas visitas nas unidades de ensino. A partir de agosto iniciamos os workshops que se estenderão até o mês de novembro”, informa Alan Roger Schnaider da diretoria de Assistência ao Educando.

____________________
Informações adicionais: