Alunas da Rede Municipal de Ensino criam projeto para limpar o rio Itajaí-Açu

Data de inclusão: 01/08/2018 15:31

Elas têm 13 anos e o desejo de fazer a diferença em Itajaí. Júlia, Maria e Fernanda são estudantes do 8º ano da Escola Básica Antônio Ramos, no bairro Cordeiros, e criaram o projeto Ebar Eco Barreira. A proposta, apresentada terça-feira (31) na Secretaria Municipal de Educação, pretende reduzir a quantidade de lixo flutuante na bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu e seus afluentes.

O projeto, orientado pelo professor de geografia Fábio Toniazzo, trabalha na perspectiva da educação ambiental e envolve técnicas de sustentabilidade para a redução do lixo flutuante. “O objetivo principal é remover e reciclar uma parcela do lixo encontrado nos recursos hídricos da cidade”, explicaram as autoras da ideia.

A ideia respeita os princípios de sustentabilidade e prevê a construção de ecobarreiras feitas com materiais reciclados para flutuação, como garrafas pet e bombonas plásticas. Para cada ecobarreira, a estratégia das meninas é criar um Ecoponto, onde deverão ser depositados os resíduos retirados da água.

O projeto ainda prevê a criação de um programa de educação ambiental voltado aos estudantes das escolas municipais e também à população do entorno dos Ecopontos. “A proposta é realizar encontros em escolas e em associações comunitárias para discutir o assunto, organizar oficinas sobre lixo e saúde, lixo e água, lixo e conservação ambiental, entre outros”, destaca o professor Toniazzo.

Outra ideia é que os alunos da Escola Básica Antônio Ramos atuem como multiplicadores do projeto nas comunidades e nas escolas. Na próxima segunda-feira (05), será discutida a viabilidade da implantação do projeto com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai).

Alunas da Rede Municipal de Ensino criam projeto para limpar o rio Itajaí-Açu