Os alunos da Escola Básica João Paulo II, no bairro Cordeiros, desenvolveram o projeto “Das grandes navegações à Volvo Ocean Race: um outro mundo possível”. Alunos do sexto e sétimo ano realizaram pesquisa no laboratório de informática da escola, durante a disciplina de História, sobre como foram as primeiras grandes navegações e as atuais circunavegações, com enfoque na sustentabilidade.
“Os estudantes construíram uma relação entre o passado e o presente, sendo que a culminância das atividades pedagógicas foi a confecção de um informativo que entregamos às demais turmas”, explica o professor Moacir da Costa.
O trabalho dos alunos foi relacionar o período das grandes navegações e as descobertas do Novo Mundo, nos séculos 15 e 16, com as circunavegações (navegações pelo planeta Terra), com as do século 21, especificamente por conta da regata Volvo Ocean Race.
“Isso traz para a comunidade escolar uma infinidade de possibilidades didáticas e pedagógicas, que nos faz refletir sobre o papel da escola no processo das relações sociais”, esclarece o professor.
Segundo Moacir, um dos grandes desafios da atualidade é o de se construir uma ponte entre o cotidiano vivido pelos alunos, com conteúdos das matrizes curriculares e de habilidades do currículo formal. “Neste sentido, ao se pensar na disciplina de História, temos a obrigação de trazer para o dia a dia na unidade de ensino, a relação entre o passado e o presente da sociedade onde está inserido. Temos que passar para os alunos a concepção de que a História não é linear e sim cíclica e que somos, ao mesmo tempo, construtores e também construídos pela sociedade”, explana.
O professor ainda destaca que ao perceber que alguns alunos com grande dificuldade de ensino aprendizagem interagirem com os demais alunos, foi o ponto mais gratificante da atividade. “Isso nos faz pensar nas possibilidades concretas de construção de uma sociedade inclusiva e tolerante, na qual todos sejam respeitados dentro de suas capacidades intelectuais”, finaliza.