Evento inédito em SC reunirá jovens para propor inovações na educação

Diferencial da iniciativa é a realização simultânea em 16 cidades catarinenses. Em Itajaí, será no auditório da Secretaria de Educação
Data de inclusão: 13/09/2017 15:53

No próximo sábado (16), das 8 às 12 horas, acontece no auditório da Secretaria de Educação de Itajaí, o workshop Conexão Jovem 2017 promovido pelo Movimento SC pela Educação. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens catarinenses sobre o tema, com foco na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e demais melhorias na educação. Serão 16 encontros simultâneos, realizados nas cidades-sede das vice-presidências da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), organizados pelos jovens embaixadores do Movimento com o apoio de voluntários.

“É uma iniciativa inédita que vai contemplar todas as regiões do Estado. O jovem, o principal interessado na educação, é pouco ouvido. A maturidade dos jovens nos surpreende, eles são muito conscientes da responsabilidade que têm pela melhoria da qualidade da sua educação. Por isso, estamos mobilizando estudantes de todo o Estado para que participem em suas regiões das discussões sobre o tema”, convida o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

A Secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso, destacou a importância do evento em Itajaí. “Esta ação da FIESC, em parceria com as secretarias da educação municipal e estadual, tem como objetivo melhorar o ensino. Temos que ouvir as opiniões, as sugestões dos estudantes para termos cada vez uma educação com qualidade”, falou.

O principal desafio, é atrelar o ensino aos anseios dos estudantes que não enxergam sentido naquilo que estão aprendendo. Estudos mostram que, os principais motivos por trás da evasão escolar são as repetências múltiplas, a falta de interesse e o trabalho. Muitos jovens acabam fazendo uma análise comparativa e preferem ir para o mercado de trabalho.

Em Santa Catarina, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD, de 2015), aponta que 64 mil crianças e adolescentes, com idades de 4 a 17 anos estão fora da escola. Já o Censo Escolar mostra que 32,3% dos catarinenses com 19 anos não concluíram o ensino médio.

O objetivo é compor ao final do evento, um documento com proposições dos jovens, para que a educação catarinense tenha um novo significado. Os apontamentos influenciarão iniciativas nas áreas pública e privada, além das discussões da nova Base Nacional Comum Curricular, que normatiza o conjunto de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica.

Evento inédito em SC reunirá jovens para propor inovações na educação