Programa Motorista do futuro formará mais de 100 alunos da Rede Municipal de Ensino

Data de inclusão: 14/07/2017 15:51

Na próxima terça-feira (18), a Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran) formará 156 crianças no Programa Motorista do Futuro. O evento será realizado às 10h e às 15h30 com a entrega de certificados e carteirinha de “Cidadão Exemplar”. Os alunos dos 1º, 2º e 3º anos da Escola Básica José Potter, no Espinheiros, receberam treinamento durante um mês com agentes de trânsito da Coordenadoria de Trânsito (Codetran).

O Programa Motorista do Futuro iniciou em maio deste ano e capacita crianças da rede municipal de ensino, com idades entre 5 a 9 anos, sobre os dia a dia no trânsito. Durante o treinamento, os alunos receberam uma cartilha, desenvolvida pela Edutran, com desenhos para colorir e jogos didáticos.

De acordo com o Diretor de Educação para o Trânsito Jackson Neri, a Edutran está formando futuros motoristas para termos uma cidade mais humanizada e segura. O Coordenador da Codetran, Robson Allan Costa, também destaca a importância da fiscalização e educação andarem juntas. “Crianças conscientes vão cobrar dos pais uma postura mais adequada no trânsito e, no futuro, serão condutores melhores”, ressalta ao informar que em breve o programa iniciará em outras escolas da rede municipal de ensino.

O agente de trânsito Jonas Teixeira trabalha diretamente com as crianças e relata o emprenho das crianças para completar as atividades. “A parte mais esperada são os jogos didáticos, quando abordamos diversas situações no trânsito”, comenta.

Ao receberem o certificado de conclusão e a carteirinha, as crianças simbolicamente estarão habilitadas a serem pedestres, condutores de bicicletas e fiscalizadoras de trânsito.

O Programa Motorista do Futuro já certificou 107 crianças da Escola Básica João Duarte, no bairro São João, na primeira turma do programa.

____________________________
Informações adicionais:
Diretoria de Educação para o Trânsito
Jackson Neri da Camara (Diretor)

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça