Alunos da Rede Municipal participam de projeto piloto da Univali

Ação incentivou alunos a ter noções de técnicas de marcenaria, eletrônica, artesanato e produção de objetos 3D
Data de inclusão: 08/12/2015 15:06

A Escola Básica Yolanda Laurindo Ardigó, do bairro Praia Brava, foi a Unidade escolhida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para participar de um projeto piloto que incentivou 16 alunos de 13 e 14 anos a conhecer um pouco mais sobre a “cultura maker”. O projeto durou 12 horas, divididas em três dias da semana passada.

Durante a iniciativa, os alunos participaram de um circuito o qual percorreram quatro áreas temáticas que envolveram a marcenaria, o artesanato em papel, a eletrônica e a modelagem/impressão 3D. Os estudantes vivenciaram a produção de artefatos com uso de diferentes técnicas construtivas digitais e não digitais. Eles ainda foram estimulados a buscar na internet referências e ideias de projetos para realizar.

“Nosso principal objetivo foi o de promover atividades que levem o estudante a se tornar o protagonista de sua realização, buscando com isso que ele desperte, redescubra ou consolide o seu espírito maker. Em nossa visão o espírito maker está ligado ao resgate do gosto por aprender e realizar coisas. Daremos atenção especial à criação de uma postura que possibilite aos estudantes compreenderem que os erros e falhas são parte do processo e são fundamentais para possibilitar o reprojeto e o aprimoramento. As posturas de resiliência para tentar novamente além de lidar com a frustração decorrente de um projeto que não se concretizou como desejado estão entre as atitudes mais impactantes para o restante da vida dos estudantes e que podem germinar a partir de uma oficina como a que buscamos proporcionar”, ressalta o professor doutor André Raabe, responsável pelo projeto.

Informações Adicionais:

Alunos da Rede Municipal participam de projeto piloto da Univali