Escolas municipais promovem desfiles nos bairros

Alunos passam mensagens sobre a importância da sustentabilidade para a comunidade
Data de inclusão: 05/09/2017 17:31

Amanhã (06), os alunos do Centro de Educação Infantil Dra. Zilda Arns Neumann realizam desfile pelas ruas do bairro Cidade Nova. A atividade faz parte da “Semana da Pátria”. Familiares também participam.

As crianças apresentaram para a comunidade os trabalhos realizados em sala de aula sobre sustentabilidade, distribuirão mudas de plantas nativas e folders educativos. Também, mostrarão figurinos confeccionados com material reciclado pela equipe de profissionais da escola e pelas crianças.

“Já alguns dias as turmas do jardim e pré vêm desenvolvendo trabalhos pedagógicos voltados à temática de comemorações da Independência do Brasil, cujo objetivo é o de estimular o conhecimento e resgatar os valores cívicos”, comenta a diretora da escola, Eloisa Maria Mafra Silva.

Outra ação desenvolvida no CEI, durante a semana, foi contação da história da Independência, realizada pela diretora. “Os pequenos puderam compreender e vivenciar o respeito a nossa bandeira e o patriotismo”, explicou. Acrescentou ainda Eloisa Maria, que a linguagem utilizada foi acessível às crianças, colocando-os como atores da história.

Cordeiros

Com tema “Sustentabilidade”, alunos do Centro de Educação Infantil Valdemir de Souza e da Escola Básica João Paulo II desfilaram, nesta terça-feira, pela rua Selso Duarte Moreira e nas imediações, no bairro Cordeiros, onde estão situadas essas escolas. O desfile contou com o apoio da Banda Filarmônica de Itajaí.

Leiloca

Já no CEI Ana da Silva Fontes, em Cordeiros, a comemoração da Semana da Pátria contou com a participação da Leiloca e sua fiel companheira Belinha. De maneira engraçada, ela contou aos alunos a história da Independência do Brasil. Leiloca é um personagem criado pela Agente em Atividades de Educação Leila Sibele Bernardes de Souza.

“Itajaí: lugar de gente feliz!”

Na tarde da última segunda-feira (04), os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre João Pivatto, localizado na Rua São Cristovão, 600, no bairro Cordeiros, desfilaram por ruas próximas a unidade de ensino. A ação faz parte da comemoração da Semana da Pátria.

A criançada desenvolveu o tema “Itajaí: lugar de gente feliz!” divididos em turmas, vestidos com adereços que remetiam a nossa cidade. O desfile contou com a participação de outro CEI, o Odílio Garcia, e também da Banda da Escola Básica Aníbal César que abrilhantou o evento. Pais dos alunos e comunidade que prestigiaram esse momento.

Zona Rural

Também na zona rural aconteceu desfile em comemoração a Independência do Brasil. Os alunos da Escola Isolada Maria Perpétua Pereira, no bairro Paciência, realizaram caminhada cívica pelas ruas próximas à escola.

Durante a semana, os professores promoveram atividades com os alunos, alusivo a data.

Piquenique

As turmas de maternal e jardim do Centro de Educação Infantil Odílio Garcia, em Cordeiros, realizaram o “Piquenique Verde e Amarelo”, em comemoração a Semana da Pátria. Os alunos só comeram frutas verdes e amarelas, lembrando as cores da bandeira do Brasil.

O piquenique foi improvisado no pátio da escola.

Cidade Nova

Os Centros de Educação Infantil Euclides Ciriaco Meirinho e Onadir da Silva Tedéo, realizaram desfile cívico nos arredores da comunidade do bairro Cidade Nova. Com o tema sustentabilidade, os alunos distribuíram mudas de hortaliças. Além do apoio da CODETRAN, a Banda Filarmônica da Escola Básica Aníbal César, também participou do desfile.

Barra do Rio

Durante a Semana da Pátria, os professores dos Centros de Educação Infantil Laércio Mauro Malburg e Léa Leal de Souza, ambos localizados na Barra do Rio, trabalharam conceitos de cidadania e patriotismo em sala de aula, e levaram algumas das atividades realizadas para o desfile, que aconteceu em ruas próximas aos CEIs.

Golfinho

Os alunos do Grupo Golfinho, do CEI Rosete Palmeira Silva, na Fazenda, tiveram aulas sobre a fauna e a flora brasileira. Também aprenderam a se portar com respeito durante a execução do hino nacional. Tomaram conhecimento sobre quem foi Dom Pedro I, e confeccionaram espadas com jornal para dramatizar o “Grito de Independência”.

Votorantim

A comunidade do Votorantim participou do 1º Desfile Cívico realizado no bairro. Promovido pela Escola Básica João Paulo II e o Centro de Educação Infantil Valdemir de Souza, o desfile teve como tema principal a “Sustentabilidade”. Alunos desfilaram com alegorias e portando cartazes, com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Regiões

O Centro de Educação Infantil (CEI) Antonieta Moreira dos Santos também realizou desfile em comemoração a “Semana da Pátria”. Foi nas ruas da Barra do Rio, onde está instalado. O tema proposto foi as regiões brasileiras. Os alunos representaram as regiõesCentro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.

Paulo Camisotti (Assessor de Imprensa)

(47) 3249-3346

Escolas municipais promovem desfiles nos bairros