Professoras da rede municipal representam Itajaí em evento científico no Paraná

Grupo teve artigo sobre mapas conceituais e a sua utilização como metodologia de ensino, aprovado no Congresso Nacional de Educação
Data de inclusão: 31/08/2017 15:03

As professoras Cláudia Vidaletti Matos Neves (alfabetização) e Nayara Voigt (Ciências), servidoras efetivas da rede municipal de ensino de Itajaí, e a doutoranda Carla Avena Camilotto, participaram de evento científico na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Tiveram o artigo: “Mapa conceitual como instrumento de aprendizagem e avaliação no ensino fundamental”, aprovado para apresentação e publicação em anais do EDUCERE (Congresso Nacional de Educação) que aconteceu naquele Estado de 28 a 31 de agosto.

O artigo é resultado de um trabalho realizado com os alunos do 3º ano do ensino fundamental, que compõe o bloco de alfabetização do Centro Educacional de Cordeiros- CEC. O objetivo foi demonstrar os mapas conceituais e a sua utilização como metodologia de ensino e no processo de avaliação da aprendizagem. “Percebeu-se que cada etapa de desenvolvimento desse trabalho possibilitou interessantes desafios às crianças”, avaliaram as professoras.

Como referencial teórico foi aplicado Vygotsky (1998), Piaget (1987), Silva (2005), Gesser (2011), Freire (1989,2011), Duarte Júnior (2000), Novak e Caña (2010), dentre outros autores. “Ao término das etapas desse trabalho constatou-se que os alunos, por terem sido instigados a reelaborar ideias, refazerem sínteses, trocar experiências, trabalhar em duplas, escutar com respeito as opiniões dos colegas e pesquisar, desenvolveram maior autonomia, segurança e criticidade em seus posicionamentos”, concluíram as autoras do artigo.

Paulo Camisotti (Assessor de Imprensa)

(47) 3249-3346

Professoras da rede municipal representam Itajaí em evento científico no Paraná