Itajaí ganha mais uma escola em tempo integral

Escola Básica Padre José de Anchieta, no bairro Canhanduba, deu início ao programa com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental
Data de inclusão: 12/05/2017 17:44

O Programa Escola em Tempo Integral, do Município de Itajaí, ganhou esta tarde a adesão de mais uma instituição de ensino. A Escola Básica Padre José de Anchieta, no bairro Canhanduba, já estava atendendo em dois períodos um grupo de alunos do 4º ao 9º ano.

“Nosso objetivo é viabilizar a implantação progressiva de políticas de extensão da jornada escolar, de forma a contribuir com s melhoria do desempenho dos alunos, utilizando materiais e estratégias diferenciadas, interessantes e eficazes”, explicou a diretora da escola, Rosana Lazzaris de Souza.

O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, esteve representando o prefeito Volnei Morastoni e destacou a importância do município investir na educação. “É nossa intenção criarmos mais escolas que atendam os alunos em tempo integral. Já implantamos na Escola Básica Aníbal César e agora na Escola José de Anchieta. Em breve teremos em outras escolas de nossa cidade, pois investir em educação é uma das prioridades do atual governo”, destacou Sodré.

São muitas as atividades lúdicas e práticas que serão desenvolvidas na Escola Básica Padre José de Anchieta, através das oficinas de fluência de leitura, ortografia, compostagem (aproveitando todo o resíduo orgânico produzido na unidade), horta, reciclagem de papel, artesanato, culinária (incluindo higiene e orientação nutricional), música, apoio à educação científica e tecnologia, laboratório de informática e dança. “Ainda teremos a prática de atividades esportivas como futebol, vôlei, capoeira, xadrez, entre outras”, garantiu a diretora.

“O projeto terá caráter inovador e a proposta de trabalho objetiva criar condições para que os estudantes desenvolvam hábitos, atitudes de cidadania, fazendo da aprendizagem um processo ativo, significativo, atraente e vivo, contribuindo na construção de saberes e habilidades. Simplificando, é o aluno saber fazer, tornando-o capaz de tomar decisões, liderar, resolver conflitos e utilizar esses conhecimentos adquiridos”, disse Rosana Lazzaris.

Por ser a primeira Escola Sustentável do Município, a consciência ecológica será apresentada na forma de ações concretas com relação à preservação do meio ambiente, ainda os alunos receberão orientação das tarefas escolas/pedagógicas, e participarão das oficinas oferecidas.

___________________________
Informações adicionais: