Alunos recebem material didático do Programa Escola da Inteligência

Perto de 6 mil kits foram entregues aos estudantes das unidades da Rede Municipal de Ensino de Itajaí.
Data de inclusão: 09/05/2017 16:33

A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí (SME) terminou a distribuição do material didático do Programa Escola da Inteligência aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Foram entregues na semana passada, 781 kits para alunos do Ensino Infantil e 5.064 para os do Ensino Fundamental. Cada kit é composto de livros (de 02 a 08 dependendo do ano em que está o aluno) e mais CDs e DVDs.

Algumas unidades de ensino programaram algumas brincadeiras na hora da entrega, como no Centro de Educação Infantil (CEI) Drª Zilda Arns, que organizou uma “Caça ao Tesouro”, com direito a caracterização de uma professora como “Pirata”. Já no CEI Otávio Cesário Pereira a presença da personagem "Otaviana" que animou a criançada.

Os livros do Programa Escola da Inteligência são estruturados em etapas, de acordo com o ano escolar, com o objetivo de contribuir por meio da formação continuada, o desenvolvimento dos aspectos emocionais e cognitivos, da personalidade e do caráter, da qualidade de vida e da socialização do corpo discente, docente e das famílias, utilizando-se do ambiente sócio-escolar e do seu entorno na formação da inteligência, da saúde psíquica e relacional de todos os envolvidos.

O material da Escola da Inteligência desenvolve os aspectos preventivos com foco na esfera educacional, trabalhando a autoconsciência, o mapeamento emocional, a autoimagem positiva, a autoestima elevada, a automotivação, a determinação, redução do estresse, potencialização do processo de aprendizagem e social, desenvolvendo os aspectos preventivos como: violência, bullying, consumo de drogas, administração de conflitos, intolerância, depressão, sexualidade e gravidez precoce, doença sexualmente transmissível, entre outros.

Os livros e materiais didáticos da Escola da Inteligência objetivam levar as instituições escolares que atendem crianças, jovens e adultos, não somente o respaldo teórico sobre a importância das competências sócios emocionais, para a saúde emocional dos profissionais da educação, alunos, pais ou responsáveis, mas também apresenta as possibilidades de como realizar este trabalho de maneira lúdica, prazerosa, reflexiva e produtiva, do ponto de vista individual e coletivo.

A próxima etapa do programa vai abranger os familiares dos alunos, quando estarão participando de palestras. Até o final do ano serão 54.

___________________________

Informações adicionais: