Tecnologia em sala de aula influencia aprendizado na Rede Municipal de Ensino

Unidades Escolares de Itajaí se diferenciam na aplicação da tecnologia educacional em sala de aula
Data de inclusão: 24/08/2016 13:00

Quando é dia de prova, os alunos da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, do bairro Itaipava, podem realizá-la em dois lugares. Na sala de aula, com a prova impressa ou no laboratório de informática através das provas online. Assim como esta Unidade Escolar, todas as outras 39 Escolas de Educação Básica de Itajaí realizam este procedimento. As respostas das provas podem ser escritas pelos alunos em sala de aula ou digitadas nos laboratórios de informática. A partir de agora, os professores de sala terão um novo jeito para aplicar os testes, através de tablets. A Secretaria Municipal de Educação entregou nesta semana 110 novos dispositivos para as Unidades Escolares. Atualmente, 24 Unidades trabalham com estes aparelhos. Além disso, também foram entregues novos computadores para os laboratórios de informática.

Além da aplicação em provas, os tablets serão distribuídos em Unidades para utilização em salas de aula em outras atividades, e também para aulas do Espaço de Vivência em Alfabetização (EVA) como fruto de um projeto inovador para usar o equipamento no espaço escolar.

“A iniciativa busca oferecer diversificação das ferramentas tecnológicas educacionais e o incentivo da imersão do usuário digital na relação do aprendizado versus novas formas de pensar. A tecnologia existe para facilitar nossa vida agilizando processos e tarefas, otimizando tempo, oferecendo ao profissional qualidade de vida, e ao aluno riqueza de material e experimentações que vão além da infraestrutura, de limites geográficos, de culturas”, ressalta a Supervisora de Desenvolvimento de Programas de Tecnologias Educacionais, Mirian Crhys Silvestri.

Este trabalho tecnológico em sala de aula acontece em conjunto com a Diretoria de Ensino Fundamental e a Diretoria de Tecnologias Educacionais quem atuam proporcionando assessoria pedagógica e formação continuada para fomentar o conceito de aprendizado em rede: experimentar, dividir tarefas, realizar projetos em parceria.

O trabalho da tecnologia educacional no município vai além da sala de aula. Ele inclui o desenvolvimento de objetos de aprendizagem, aplicativos educacionais, ambiente virtual de aprendizagem, formação continuada. “Atuamos ainda com o desenvolvimento de um sistema de gestão educacional, que permite aos professores e alunos acessarem diários e boletins diretamente de seus computadores ou dispositivos móveis”, completa Mirian.

Informações Adicionais:

Tecnologia em sala de aula influencia aprendizado na Rede Municipal de Ensino