Pais vão poder acompanhar pela internet a alimentação dos filhos

Secretaria de Educação lança o cardápio on-line da Rede Municipal nesta quinta-feira
Data de inclusão: 08/06/2016 13:47

Cerca de 30 mil alunos se alimentam diariamente nas Unidades de Ensino de Itajaí. Até agora, o cardápio dos estudantes ficava exposto nos refeitórios das Unidades. Mas ele poderá ser visto pelos pais dos estudantes na tela do computador. Dentro das ações que marcam o aniversário de 156 anos de emancipação político administrativa de Itajaí, a Secretaria de Educação lança nesta quinta-feira (09), às 10 horas, o cardápio on-line da Rede Municipal de Ensino. No evento, também ocorre o lançamento oficial do Manual de Segurança e Proteção do Escolar Itajaiense e ainda, a palestra “os desafios da alimentação saudável no ambiente escolar”, do Programa Educação em Saúde.

O cardápio da Rede Municipal de Ensino é preparado mensalmente. São mais de 40 mil refeições servidas a cada dia aos estudantes. Em além de impressionar pela quantidade, o número também preza pela qualidade. O serviço é feito pela equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Proalimentar), da Diretoria de Assistência ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação. Uma supervisora de alimentação, nutricionistas e estagiários, junto com uma empresa terceirizada contratada exclusivamente para preparar e servir as refeições, planejam e operacionalizam o serviço.

Preparados pelas nutricionistas, os cardápios são divididos por faixa etária: Berçário I, berçário II, maternal, Jardim e Pré, Ensino Fundamental, Educação Integral, Programa Mais Educação e Educação de Jovens e Adultos, atendendo a Resolução Nº 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE.

A intenção da Secretaria Municipal de Educação é fornecer aos alunos um cardápio saudável, balanceado e adequado por faixa etária, composto por alguns alimentos integrais como pão, macarrão e arroz, além de feijão, lentilha, ovos, carne, peixe, verduras, legumes, frutas variadas e sucos naturais.

“E, acompanhando as novas tendências de tecnologia da informação, a partir de agora, os pais dos estudantes vão poder verificar, pela internet, o que seus filhos estão comendo na escola e assim, acompanhar a rotina da educação alimentar de suas crianças”, ressalta a Diretora de Assistência ao Educando da SME, professora Elizabete Laurindo.

Para acessar o serviço, basta conferir o site da Secretaria de Educação – www.educacao.itajai.sc.gov.br e clicar no banner do Cardápio on-line, situado na lateral direita da página principal, logo abaixo do Acesso à Informação.

Manual de Segurança e Proteção do Escolar Itajaiense

O Manual de bolso, com título de Segurança e Proteção do Escolar Itajaiense é um importante resultado do trabalho conjunto do grupo de Trabalho Programa de Saúde na Escola, uma política pública pensada e desenvolvida para o trabalho inter e multidisciplinar e ainda entre duas grandes Secretarias Municipais, a Educação e a Saúde.

O Manual é resultado de mais de um ano de atividades desde o planejamento à execução pelo Grupo de Trabalho do Programa Educação Em Saúde. Destinado aos professores e auxiliares da Rede Municipal de Ensino que fazem o atendimento as crianças nas unidades, no Manual constam orientações de prevenção e promoção da saúde, que são cuidados, orientações e dicas sobre como agir em situações que possam vir a ocorrer com as crianças durante o período em que estão na escola.

Com texto de fácil compreensão, ilustrado, em 66 páginas, o Manual tem diversas abordagens de promoção de saúde em diferentes áreas da saúde do estudante. Por exemplo, orienta o professor ou auxiliar sobre como agir caso a criança sofra uma queda ou quebre um dente. E orienta sobre cuidados para prevenir acidentes no ambiente, que vão desde fios, cordas, portas e persianas da unidade até a precaução e atenção ao uso de materiais como alfinetes, grampos e tachinhas.

O Manual de Segurança e Proteção do Escolar Itajaiense será entregue a todos os professores, auxiliares e às direções de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

“Estamos dando um importante passo para uma agenda de promoção de saúde e destaque para os trabalhos interdisciplinares, pois esta é a primeira ação intersetorial de secretarias do Município. Não há saúde sem educação, não há desenvolvimento sem saúde", analisa o médico neonatologista da Secretaria Municipal de Saúde e um dos editores da obra, Márcio Fossari.

Pais vão poder acompanhar pela internet a alimentação dos filhos