Educação promove iniciativa para profissionais de Educação Especial

Projeto “Descoberta” tem como principal objetivo melhorar os serviços de atendimento às crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais
Data de inclusão: 23/05/2016 17:16

O Programa de Educação Especial da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí está promovendo neste primeiro semestre do ano, com Professores de Educação Especial, Intérpretes de Libras e Instrutores de Libras, o projeto “Descoberta”. A iniciativa tem o objetivo de oferecer práticas mais humanitárias e inclusivas com os serviços de atendimento às crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais atendidas na Rede Pública de Ensino de Itajaí.

“Este projeto também visa favorecer a comunicação como instrumento de humanização das relações, possibilitando a construção de desafio coletivo, assim como facilitar o processo de reflexão, além de apoiar a criação de círculos de ensino inclusivo e da mudança a partir de problemáticas do cotidiano com apoio de um grupo de referência”, ressalta o supervisor do programa, Erickson Jones Lima.

A primeira fase do projeto aconteceu no auditório da biblioteca Pública Municipal e contou com a divisão dos profissionais conforme a definição de pólos orientados para os trabalhos de Educação Especial, subdivididos em: Macrorregião Central, Macrorregião Cidade Nova, Macrorregião Cordeiros, Macrorregião Fazenda, Macrorregião Itaipava, Macrorregião Salseiros e Macrorregião São Vicente.

“Este projeto tem por objetivo construir uma prática pedagógica que valoriza a diferença pautada na experimentação, criação, descoberta de práticas mais humanitárias e inclusivas”, complementa Erickson.

O projeto será concluído no dia 30 de agosto. Na oportunidade acontecerá a última fase: as equipes iniciarão a aplicação que foi aprendido. Além disso, será oportunizada para a comunidade escolar uma roda de saberes na semana da pessoa com deficiência, para compartilhar todos os conhecimentos da iniciativa.

Informações Adicionais:

Educação promove iniciativa para profissionais de Educação Especial