Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Sala de Situação de Itajaí inicia atividades

Visita aos imóveis começa nesta terça-feira
Data de inclusão: 11/01/2016 18:32

Começou a funcionar nesta segunda-feira (11), a Sala de Situação Local de Itajaí, com a primeira reunião do grupo que compõe o comando de operação das ações do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti.

No primeiro encontro, foram discutidas e planejadas as atividades que começam a ser desempenhadas de casa em casa a partir desta terça-feira (12), com a primeira visita a todos os 57 mil imóveis do município, considerado infestado, até o dia 12 de fevereiro.

Ficou estabelecido que, neste primeiro dia de atividades, ao todo, 235 profissionais de saúde, entre agentes comunitários e agentes de endemias, iniciam a vistoria divididos em grupos que estarão espalhados em nove diferentes regiões da cidade: Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, Barra do Rio, São João, São Judas, Vila Operária, Centro e Fazenda. Caso seja necessário, contar com o apoio do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar, as equipes de campo comunicarão o comando da Sala de Situação – a cargo da Secretaria de Saúde, que imediatamente acionará os órgãos de segurança.

Na quarta-feira (13), o comando de operações da Sala de Situação Local volta a se reunir para avaliar o primeiro dia de trabalho das equipes e detectar eventuais falhas. Atuando de forma integrada, a Sala de Situação Local reúne, em Itajaí, as Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Obras e Comunicação, além da Coordenadoria de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Todas as ações locais, de Santa Catarina e dos demais estados brasileiros estarão alinhadas às determinações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que em 11 de novembro de 2015 emitiu a Portaria 1813 onde declara Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) no país, face ao crescente número de casos de microcefalia associado ao vírus zika, uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As outras são a dengue e a febre chikungunya.

Visitas aos imóveis

Após a primeira visita aos imóveis – que inicia na terça-feira (12) e deve ser concluída até 12 de fevereiro, um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016.

As visitas aos imóveis serão realizadas em etapas, inicialmente pelos agentes comunitários de saúde, que estão sendo capacitados nesta sexta-feira (08) para prestarem orientações de prevenção aos moradores e para o recolhimento de pequenos recipientes inservíveis, que podem servir de criadouros ao mosquito, como garrafas, lixo, pratinhos de plantas, pneus velhos, entre outros.

Recipientes de difícil acesso, como calhas, lajes e caixas d´água, serão identificados para uma vistoria posterior a ser realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros. Equipes de agentes comunitários de endemias farão o tratamento químico desses potenciais recipientes não-elimináveis, como caixas d´água sem cobertura e lajes que não podem receber drenagem. Os imóveis que estiverem fechados deverão ser revisitados. A inspeção deverá incluir os terrenos baldios e as praças públicas.

A intenção é intensificar o controle vetorial nas áreas infestadas de forma a atingir Índices de Infestação Predial abaixo de 1% no Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Dados do LIRAa realizado em novembro mostraram que, em Itajaí, a cada 100 casas pesquisadas, entre uma a três estavam infestadas.

 

Sala de Situação

A Sala de Situação local foi instituída para facilitar o gerenciamento e o controle das ações realizadas no município e a comunicação com os Governos Estadual e Federal para que possam, mais rapidamente, atender as necessidades que forem detectadas.

Trata-se de um sistema de comando de operações formado por equipes de diferentes áreas com funções específicas para o planejamento de metas e estratégias para o combate do mosquito, que além da dengue, transmite as doenças febre chikungunya e a febre do zika vírus.

Em Itajaí, reúne as Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Obras e Comunicação, além da Coordenadoria de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O local escolhido para receber a Sala de Situação de Itajaí é a Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

 

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Mantenha lixeiras tampadas;
• Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
• Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
• Mantenha ralos fechados e desentupidos;
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
• Retire a água acumulada em lajes;
• Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
• Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
• Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
• Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya o Zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento.


Sintomas

• febre
• dor de cabeça
• dores musculares e nas articulações
• dor atrás dos olhos
• manchas vermelhas na pele
• A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte.


Tratamento

• Não existe medicamento específico contra a dengue, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico, por isso é fundamental que a pessoa procure logo o serviço médico mais próximo de sua residência.

• Para prevenir o agravamento da doença, é importante ingerir bastante líquido.

• Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias.


------------------------------

Informações adicionais:

Secretaria de Saúde | Programa de Combate à Dengue

(47) 3249-5573

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Sala de Situação de Itajaí inicia atividades
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí