Estudantes vencedores de concurso ambiental passeiam de Escuna

Ganhadores do “Navegando na Sustentabilidade” velejaram durante 40 minutos pelo Rio Itajaí Açú
Data de inclusão: 14/04/2015 16:49

“Moça, que navio grande!”. A frase de admiração é do pequeno Gabriel, aluno do segundo ano da Escola Municipal Professora Badia de Faria, da Rede Municipal de Ensino de Navegantes que pela primeira vez andou de barco. As luzes do sol na água, refletiam nos olhos de Gabriel, que não perdia nem um detalhe do passeio. Com um sorriso de orelha a orelha o menino que não abaixava o braço por um segundo. Tudo era motivo para encantamento: os barcos da polícia federal, os pescadores acenando do outro lado do rio, a operação do porto carregando o navio de containeres. “Eu sempre quis ter este dia”, disse o menino.

Gabriel, Talita, Érica e Marineusa fizeram parte do grupo de 120 pessoas que navegaram de escuna pelo Rio Itajaí Açú na tarde desta terça-feira (14). O passeio que durou cerca de 40 minutos foi uma iniciativa da Comissão de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race Itajaí Stopover com o patrocínio da Portonave, que decidiu premiar os alunos das escolas de Navegantes que venceram o concurso de desenho e redação promovido para a Volvo Ocean Race.

Junto com os alunos das Escolas de Navegantes estavam também alunos do sétimo ano da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí e adultos da ONG Pró-Vida que são estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município e que lutam contra a dependência química.

“Os integrantes da ONG tiveram um momento fora do habitual. Eles passam os dias reclusos, tratando a dependência diariamente. Neste meio tempo, eles recebem aulas diárias no EJA. Este momento fora da ONG foi muito importante para eles. Dava para ver a felicidade no rosto de cada um”, comenta Gesiele Freitas, professora do EJA, integrante da Rede Municipal de Ensino de Itajaí.

Calinho foi um exemplo desta felicidade. Desde o começo, o integrante da ONG Pró-Vida, ajudou vários estudantes a colocar o colete salva-vidas, a amarrar e a subir na escuna. No barco, bateu foto dos amigos e com os amigos. Ele sai da ONG na semana que vem, recuperado.

Concurso Navegando na Sustentabilidade

O concurso envolveu cerca de 30 escolas de Navegantes. As crianças e adolescentes trabalharam o tema “O que Navegantes tem a ver com a Volvo OceanRace – As lições de sustentabilidade para a cidade”. Foram mais de oito mil participantes. As crianças do 1º ao 4º ano concorreram com desenhos e os estudantes do 5º ao 9º participaram com redações. Os 37 trabalhos selecionados estão publicados no jornal “Navegando na Sustentabilidade”.

A ideia do concurso surgiu do patrocínio da Portonave à Regata. Como o Terminal fica em Navegantes, buscou-se alternativas para incluir a outra margem neste evento tão importante para a região. Trabalhar os temas da Volvo e a relação deles com o cotidiano das crianças foi a maneira encontrada de aproximar a Regata dos navegantinos. As escolas receberam uma cartilha sobre o tema e cada professor definiu como trabalhar. Alguns abordaram a questão do lixo reciclável, do meio ambiente, da convivência entre os velejadores, do percurso feito pelos mares, enfim, em várias disciplinas.

Mais informações:

Secretaria de Comunicação - Itajaí Stopover