Professores recebem capacitação sobre técnicas com jornal em sala de aula

Além de estimular a criatividade, o trabalho incentiva o reaproveitamento do jornal e o aprendizado
Data de inclusão: 26/02/2015 10:03

O jornal tornou-se um aliado no aprendizado nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino. As atividades com o periódico acontecem desde o fim do ano passado e tem por objetivo desenvolver o conhecimento e as habilidades dos alunos em todas as disciplinas. Além disso, o projeto busca incentivar o gosto dos alunos pela leitura. Por isso, os professores do Programa Mais Educação e dos Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS), da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas, foram capacitados nesta quarta-feira (25). A ação foi realizada pelo Programa de Leitura (PROLEI) de Itajaí da Secretaria Municipal de Educação em parceria com um jornal estadual.

Durante a tarde, os profissionais aprenderam diversas atividades pedagógicas que poderão realizar com o jornal em sala de aula, entre elas estão: a “Árvore de Motivação”, que é uma técnica de recorte e colagem, com palavras motivacionais retiradas de diferentes jornais e coladas sobre uma árvore de papel. Por meio de anúncios de jornais, os professores preparam aulas de economia com cálculos matemáticos. Outra atividade é a mudança no gênero textual da notícia publicada, onde professores e alunos podem mudar o final, criando suas próprias histórias. Com recortes de programações culturais da cidade de Itajaí, os profissionais também aprenderam a montar uma agenda mensal para as crianças com a programação de shows, cinema, teatro e museu.

A profissional em Design de Produto e responsável pelo projeto, Franciele Mânica Gonçalves, destaca que os trabalhos possibilitam um conhecimento maior sobre um periódico de jornal para as crianças. “O trabalho pedagógico colabora com o aprendizado, além de mostrar uma perspectiva positiva sobre o jornal, que não informa somente notícias tristes e pode servir como instrumento de ensino”.

Professores recebem capacitação sobre técnicas com jornal em sala de aula