Itajaí é o município que mais atende crianças na Educação infantil em SC

Dados são do Ministério da Educação, e comparam Itajaí com as maiores cidades do Estado
Data de inclusão: 27/11/2014 10:40

A Rede Municipal de Ensino de Itajaí tem matriculadas 9.220 (INEP, 2014) crianças de 0-5 anos em 63 Centros de Educação Infantil (CEIs). Para atender a grande demanda, foi criado em 2010 o Sistema de Fila Única.  Por meio do Fila Única, entre fevereiro e novembro de 2014, foram realizados 4.881 cadastros. Com os chamados da fila de 2014 e as matrículas para 2015 ficaram em espera 650 crianças (número que sofrerá alterações a partir de 1º dezembro com a nova classificação decorrente do cadastramento de novas crianças). VEJA FIGURA 01.

O atendimento da Educação Infantil da Rede Municipal não para de crescer. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2011 foram matriculadas 7618 crianças, já em 2014 a soma foi de 9220 crianças. Uma evolução de mais de 21%. VEJA FIGURA 02.

Para atender a crescente demanda só em 2014 foram criados 2 novos Centros de Educação Infantil: o CEI Augusto Bento de Oliveira (no Km 12) e o CEI Padre João Pivato (Cordeiros), além da criação de 21 novas turmas resultantes da expansão dos CEIs já existentes.  Em 2015 a Educação Infantil municipal continuará avançando, pois a previsão é de que 2 novos CEIs sejam construídos, e pelo menos 10 novas turmas sejam abertas (resultantes da ampliação dos atuais (CEIs) o que possibilitará a oferta de no mínimo 750 novas vagas.

COMPARANDO NOSSA EDUCAÇÃO INFANTIL

Comparando o cenário da Educação Infantil de Itajaí ao de outras regiões, pode -se considerar que o município tem avançado muito. Além da crescente oferta de matrículas, construção de novos CEIs e expansão de novas turmas, Itajaí destaca-se também em relação ao Vale do Itajaí. De acordo com o Plano Nacional da Educação é meta para 2016 que no mínimo 50% das crianças de até 3 anos estejam matriculadas em Centros de Educação Infantil. Conforme dados do Ministério da Educação falta apenas 7,2% para que esta meta seja alcançada, dando destaque para o município frente à realidade nacional e regional.

Percentual da população de 0-3 anos que frequenta a escola

Brasil - 23,2%
Sul - 32%
Santa Catarina - 38,5%