15 de outubro é o Dia do Professor

Itajaí possui quase 1500 educadores na Rede Municipal de Ensino
Data de inclusão: 14/10/2014 17:56

São eles quem ensinam a arte da leitura, das ciências, do conhecimento. Representam uma das profissões mais antigas e mais importantes do mundo, afinal, todas as outras, querendo ou não, dependem dela. Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior, todos são de essencial importância para o desenvolvimento da civilização.

Os professores estão em festa neste dia 15 de outubro, quando se comemora o Dia do Professor. Na Secretaria de Educação de Itajaí, os 1459 docentes que fazem parte da Rede Municipal de Ensino estão de parabéns. Foram eles que fizeram em 2014, o município receber o Selo de Município Livre do Analfabetismo. Também foram eles quem aumentaram os números da cidade no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Na ocasião, Itajaí foi o município que mais cresceu entre os 10 maiores de Santa Catarina.

15 de outubro é o dia para se lembrar e enaltecer uma das pessoas mais importantes do mundo, o professor. Parabéns, mestres! Vocês fazem Itajaí crescer!

Por que 15 de outubro?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro apenas no Brasil. E não é de propósito que ele fica três dias depois do Dia das Crianças. No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Por causa da importância desta lei, a data começou a ser comemorada. Já em 1963, virou data comemorativa por meio de decreto.

Feriado escolar

Conforme prevê o calendário escolar da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (15), Dia do Professor, não haverá expediente nas unidades. Da mesma forma, a Secretaria de Educação estará fechada e retorna ao atendimento normal na quinta-feira (16).

15 de outubro é o Dia do Professor