"Uso Indevido de Drogas"

saúde
 

As orientadoras educacionais da Rede Municipal de Ensino irão participar de uma capacitação sobre Uso Indevido de Drogas. O encontro ocorre nesta sexta-feira (21), das 14 às 18h no Auditório da Prefeitura Municipal de Itajaí. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS/HV, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Com o desenvolvimento de doenças como a AIDS e as hepatites, também se agravou em todo o mundo o uso indevido de drogas. Surge então a estratégia de "Redução de Danos", mundialmente conhecida pela sua maneira de abordar o tema drogas e suas consequências. O como objetivo é de reduzir os danos causados pelo consumo de substâncias lícitas ou ilícitas através do estímulo a uma mudança de comportamento do usuário em relação a sua dinâmica de uso, procurando fazer com que o usuário torne-se co-responsável pela sua saúde.

A capacitação será ministrada pelo professor Jorge Barbosa da Silva, farmacêutico, bioquímico, Especialista em Farmacologia das Substâncias Psicoativas - UFRJ; Especialista em Intervenção em Dependência Química – UNIFESP; Mestre em Programas de Prevenção ao Uso indevido de Drogas - UFSC; Doutorando em Saúde Mental - CCS - UFSC; Responsável pelos Programas de Capacitação do Centro Terapêutico; Recanto Silvestre - Instituto kairós - SC; Responsável pelos Programas de Capacitação do GAPA - Florianópolis; Técnico em Intervenção Breve da Clínica Psiquiátrica Caminho do Sol -Florianópolis SC; Presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Florianópolis - COMEN Florianópolis; Professor do Curso de Pós - Graduação do Curso Dependência Química & Comunidade Terapêutica (PG DQ & CT) da Faculdade Luterana de Teologia - FLT SC.