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Diretoria de Educação Infantil

Diretoria de Educação Infantil

À Diretoria de Educação Infantil(DEIN) compete:
 
I - dirigir a criação, implantação e implementação das políticas educacionais da educação 
 
infantil, bem como acompanhar, avaliar e controlar sistematicamente sua execução;
 
II - dirigir a promoção da articulação institucional, em nível interno e externo, com os 
 
organismos municipais, estaduais, federais e privados;
 
III - supervisionar e coordenar a definição de normas e diretrizes norteadoras da educação 
 
infantil;
 
IV - promover ações de aperfeiçoamento ao corpo docente, e ao pessoal técnico-
administrativo e pedagógico;
 
V - orientar, avaliar, analisar e acompanhar as ações técnico-administrativas e pedagógicas 
 
em consonância com os objetivos das unidades de ensino e das políticas instituídas;
 
VI - coordenar e supervisionar as ações de aprimoramento da educação infantil, no que diz 
 
respeito à estrutura de ensino para a educação inclusiva e programas educacionais;
 
VII - promover, orientar e acompanhar a execução de eventos de ordem educacional;
 
VIII - identificar, analisar, fomentar e divulgar inovações científicas, tecnológicas e 
 
culturais; e
 
IX - desempenhar outras atribuições correlatas, determinadas pelos superiores 
 
hierárquicos.
 
Art. 10 Integram a estrutura organizacional da Diretoria de Educação Infantil:
 
I - Coordenadoria de Ensino;
 
II - Supervisão de Gestão Escolar.
 
§ 1o À Coordenadoria de Ensino compete:
 
I - coordenar a elaboração, implantação e analise da criação dos projetos técnico-
pedagógicos encaminhados à Secretaria Municipal de Educação;
 
II - coordenar a prestação de assistência técnico-pedagógica, de forma direta às 
 
supervisões;
 
III - coordenar a editoração das publicações de interesse da educação;
 
IV - orientar e acompanhar a execução dos programas implantados pela Secretaria 
 
Municipal de Educação;
 
V - participar de estudos, encontros e intercâmbio com outras instituições, objetivando o 
 
aprimoramento das habilidades técnicas e profissionais; e
 
VI - desempenhar outras atribuições correlatas, determinadas pelos superiores 
 
hierárquicos.
 
§ 2o À Supervisão de Gestão Escolar compete:
 
I - realizar visitas técnicas, servindo de elo facilitador entre a Secretaria de Educação e 
 
unidades de ensino;
 
II - analisar, acompanhar e avaliar a eficácia dos instrumentos gerenciais das unidades de 
 
ensino, propondo reestruturação quando necessário;
 
III - elaborar plano de ação a partir de diagnóstico, considerando a realidade escolar;
 
IV - acompanhar a construção e execução das ações estabelecidas para o cumprimento 
 
das metas no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Escolar para o cumprimento das 
 
metas, corrigindo os rumos quando necessário;
 
V - acompanhar as ações sobre os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, 
 
articuladas pelas demais diretorias e assessorias junto às Unidades de Ensino;
 
VI - articular junto aos demais programas educacionais, ações que contribuam para a 
 
promoção dos processos de ensino e aprendizagem;
 
VII - comunicar às unidades de ensino as normas e orientações emanadas da Secretaria 
 
Municipal de Educação e acompanhar sua aplicação;
 
VIII - monitorar os resultados do desempenho dos alunos propondo ações preventivas e 
 
corretivas junto à equipe gestora da unidade escolar;
 
IX - estabelecer relação colaborativa, propondo estratégias e intervindo junto à equipe 
 
gestora, para o efetivo processo de aprendizagem da rotina educacional;
 
X - elaborar relatórios dos trabalhos realizados durante as visitas de supervisão às 
 
unidades de ensino, planejando e avaliando sua atuação, propondo modificações quando 
 
necessário;
 
XI - participar de estudos, encontros e intercâmbio com outras instituições, objetivando o 
 
aprimoramento das habilidades técnicas e profissionais; e
 
XII - desempenhar outras atribuições correlatas, determinadas pelos superiores 
 
hierárquicos.
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